ABICAB lança campanha para promover o consumo de amendoim

Objetivo é divulgar as qualidades nutricionais e o papel do
alimento na manutenção da saúde

Depois de muitos anos sendo apontado como inimigo da dieta, o amendoim agora é protagonista de uma nova ação da ABICAB em conjunto com o Programa Pró-Amendoim. Com base em diversos estudos internacionais, que vêm destacando nos últimos anos os benefícios do consumo regular desse alimento, a nutricionista Vanderli Marchiori, assessora técnica da ABICAB, realizou uma pesquisa que revela que o amendoim não só possui alto valor nutricional, como também é um aliado na prevenção de algumas doenças - entre elas, diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

Para divulgar essas informações, a ABICAB produziu um folder com o título “Amendoim é bom e faz bem”, que traz informações detalhadas sobre as características nutricionais e uma ilustração didática sobre a atuação do alimento no organismo. O objetivo é distribuir o material em congressos das áreas de Medicina e Nutrição, como forma de alcançar formadores de opinião e levá-los a recomendar o consumo diário do alimento. “O amendoim é barato e de fácil acesso, o que permite que toda a população brasileira possa usufruir dos seus benefícios. O que desejamos é que um número cada vez maior de pessoas passe a adotá-lo em sua dieta, sabendo que estão contribuindo para a manutenção da saúde”, afirma o vice-presidente da divisão de Amendoim da ABICAB, Arnaldo Micheloni Junior.
De acordo com Vanderli Marchiori, 30 gramas diários bastam para que os efeitos protetores do alimento sejam percebidos. “Além de ser fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, o amendoim é rico em fitoesterois, que são proteínas vegetais com capacidade de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças”, afirma. Além disso, atua no fortalecimento dos ossos, colabora na eliminação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento, tem ação antiinflamatória, reduz a pressão arterial, auxilia na cicatrização e aumenta a resistência dos músculos, entre inúmeras outras propriedades. Outro grande destaque são as fibras presentes em sua estrutura, que geram saciedade, diminuem o apetite e ajudam no emagrecimento. “Se consumido sem exagero, o amendoim pode ser adotado na dieta sem medo”, recomenda a nutricionista.