Douglas Cintra presidente da ASPA, Eduardo Severini presidente da ABAD, ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, Governador Eduardo Campos, deputado estadual Orlando Morando, presidente da ABICAB Getúlio Ursulino Neto cortam a fita na cerimônia de abertura.
Perspectivas de crescimento e novas parcerias são alguns dos bons resultados do evento que reuniu 20 empresas do setor de chocolates, balas e derivados
A indústria brasileira de balas e chocolates está otimista com os trabalhos realizados na 14ª edição da Sweet Brazil International, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) em Olinda, de 8 a 11 de agosto, durante a 31ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, organizado pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – no Centro de Convenções de Recife.
Durante os quatro dias do evento foram lançados 100 produtos que mostraram a qualidade das indústrias brasileiras representadas por Arcor, Bel, Kraft, Companhia Industrial de Alimentação Trading Company, Docile, Dori, Embaré, Florestal Alimentos, Boavistense, Harald, Cory, Itamaraty, Mavalério, Parati, Pompéia, Erlan, Sanches Cano, Santa Helena, Simas, Soberana, Yoki e Vonpar.
“A Sweet Brazil é de grande importância para o setor pois reúne, sob o mesmo teto, as indústrias brasileiras, atacadistas e importadores, estreitando o relacionamento entre estas empresas com foco nos lançamentos que deverão ser distribuídos para cerca de 900 mil pontos de venda, só no Brasil. Cerca de 30 mil visitantes conheceram mais de 100 novos produtos”, afirma Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB. “Importante destacar que, neste ano, as indústrias do setor investiram cerca de US$ 314 milhões em inovação e tecnologia. O evento é também uma grande vitrine para jornalistas de outros países que levam as novidades do mercado brasileiro para o exterior” afirma Getúlio, que também representou o presidente da FIESP, Paulo Skaf, no evento.
Durante a abertura da feira, Getúlio reafirmou a importância do mercado do Norte e Nordeste para a indústria de chocolates, balas e amendoins, destacando o significativo crescimento da região. A cerimônia contou ainda com o ex-presidente Lula, que discursou de maneira otimista sobre a economia do País, impactando positivamente o público presente.
Ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, Eduardo Severini presidente da ABAD, presidente da ABICAB Getúlio Ursulino Neto participam da mesa de abertura.
Com a crise que atinge a Europa e os Estados Unidos, o foco da indústria brasileira, que já exporta para 146 países, se volta para a América do Sul e Oriente Médio. Para isso, a ABICAB promoveu o Projeto Imagem, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos - trazendo quatro jornalistas estrangeiros – da Arábia Saudita (Revista Gulf Food and Agriculture), Argentina (Revista Adgya), EUA (Revista Indústria Alimentícia, que circula em toda a América Latina) e Rússia (Revista Confectionery Production) – que conheceram em profundidade as empresas brasileiras e as novidades do segmento. Mesmo diante da crise, a expectativa das exportações do setor é manter, até dezembro, o ritmo de crescimento da primeira metade do ano, que foi de 14% em relação ao ano passado.
“Realizamos o Projeto Imagem há quatro anos, e a cada ano nos surpreendemos positivamente com a qualidade das matérias publicadas pelos jornalistas especializados no setor, que divulgam em seus países de origem as informações sobre os lançamentos e a qualidade dos produtos, bem como as inovações e investimentos das indústrias brasileiras”, declara Solange Isidoro, vice-presidente do setor de exportações da ABICAB.
Solange Isidoro (ao centro) recebe os jornalistas estrangeiros Elsa Torres (Revista Industria Alimentícia), Lopasov Maxim (Confectionary Products), Gerardo Cima (Revista ADGYA), Math Mathews (Gulf Food and Agriculture Magazine).
Sala de Lançamentos ABICAB
14ª Feira Sweet Brazil International