Maior feira de alimentos do mundo recebe chocolates, balas e amendoins brasileiros

ABICAB promove indústrias brasileiras na Feira Anuga, na Alemanha, com mais de 40 lançamentos

Com novas embalagens e sabores diferentes, de gomas de mascar a chocolates gourmet, as empresas Harald, Garoto, Embaré, Montevérgine, Riclan, Docile, Itamaraty e Aladim vão representar o setor na maior feira de alimentos do mundo, na Alemanha, e lançar cerca de 40 produtos nos quatro dias do evento. Esta ação é promovida pela ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, em parceria com a Apex- Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Entre as novidades, a Docile levará para a Anuga 2011 a linha Doci Gummies - balas de gelatina; toda a linha Minty com nova identidade visual e três novos sabores: cereja, menta fresh e fruit; a goma de mascar Cléx, com nova versão para consumo individual em embalagem flow pack; e, por fim, a família dos chicles de bola Zoah!, em formato de bolinha sabor tutti-frutti.
A Montevérgine, por sua vez, entra na categoria de biscoitos de wafer, com a fabricação própria da marca Tub-In: wafer tipo tubinho com recheio nos sabores avelã, chocolate, trufas e leite e Tub-In mini, que traz um apelo infantil, com recheio nos sabores brigadeiro, beijinho e morango. Todos com embalagens de 54g para o varejo e embalagens especiais para sorveteiros e feirantes.

Além dos produtos que já disponibiliza no mercado, como biscoitos recheados Look, Cream Cracker, Rosquinhas, Milano, Cookies, cappuccinos, cafés e chocolates da marca, a Itamaraty levará, como novidade, as novas embalagens dos wafers “Sabor em Dobro”.
Como lançamentos para a feira, a empresa Aladim Alimentos apresentará um refresco em pó com 10 sabores; balas PrimeCandy flow pack, nos sabores abacaxi com hortelã e banana com canela, e a nova linha de produtos Toys Candies.

Já a Riclan, além dos produtos tradicionais, apresentará uma linha de gomas de mascar, elaborada com aromas e goma base diferenciados, caramelos de leite My Toffee, com diversos recheios, além de um grande sortimento de sabores dos drops Freegells, principal marca da companhia.

A empresa Harald levará para a Anuga novos produtos, como o chocolate Melken Diet e a nova linha de soluções e ferramentas Melken Modecor, além da linha gourmet Melken Unique, com os sabores Melken Unique Bahia e Melken Unique Amazônia.

Em 2009, a última edição da Anuga gerou US$ 14 milhões em negócios com mais de 145 contatos realizados e contou com a presença de 12 empresas do setor de balas e chocolates do País. “A ABICAB, por meio do Projeto de Promoção de Exportação Sweet Brazil, espera fechar cerca de US$ 10 milhões em negócios na edição de 2011, principalmente com compradores do continente europeu, norte da África e Estados Unidos. O objetivo é também atingir grandes compradores de redes supermercadistas e distribuidores de alimentos que não atendem feiras específicas do setor de confeitaria”, destaca Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB.

Segundo a executiva, por ser a maior feira de alimentos do mundo, o evento é de grande importância para o posicionamento da indústria brasileira junto aos principais players mundiais. Durante os cinco dias da feira, passam por lá cerca de 6.500 fornecedores de 100 países e 3.500 empresas expositoras.
Somente em 2010, as indústrias brasileiras concentraram seus investimentos, na ordem de US$ 314 milhões, em inovação, produção e comercialização de seus produtos. Preocupadas com o desenvolvimento sustentável, direcionaram também boa parte dos recursos em implementação de tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente e em ações de responsabilidade social.