Da esquerda para direita, Osvaldo Spindola, técnico de Projetos da ABDI, Caetano Ulharuzo, coordenador do Projeto ABICAB/ABDI e Nelson Carneiro, da Pieracciani, consultoria contratada para o projeto |
No período de um ano, 32 empresas associadas irão participar de treinamentos customizados para adequar suas estratégias às mudanças do mercado e se tornarem mais competitivas
Durante encontro promovido no mês de outubro em Foz do Iguaçu, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentou à ABICAB uma proposta de parceria para a realização, a partir de 2012, de treinamentos nas áreas de Gestão e Inovação para os fabricantes de balas, amendoim, chocolates e confeitos. A ideia, segundo a ABDI, é ajudar essas empresas a aumentar a competitividade e atender às demandas do mercado com ofertas inovadoras e diferenciadas de produtos.
Durante os meses de dezembro/11 e janeiro/12, 32 empresas filiadas à ABICAB e selecionadas pela ABDI (em função de seus faturamentos, média de empregados e capital nacional), responderão a um questionário para identificar suas necessidades e inscreveram até dois executivos da alta administração ou tomadores de decisão para frequentar, com custo zero, 17 treinamentos customizados.
Durante os meses de dezembro/11 e janeiro/12, 32 empresas filiadas à ABICAB e selecionadas pela ABDI (em função de seus faturamentos, média de empregados e capital nacional), responderão a um questionário para identificar suas necessidades e inscreveram até dois executivos da alta administração ou tomadores de decisão para frequentar, com custo zero, 17 treinamentos customizados.
Ministrados pela consultoria Pieracciani, os treinamentos acontecem simultaneamente em São Paulo e Porto Alegre, com carga horária total de 1.012 horas e duração de um ano. Um dos objetivos principais, de acordo com a ABDI, é ensinar as empresas a adotar novos modelos de gestão com foco em inovação, passando da tradicional mentalidade doméstica para a global. Outra proposta é a preparação para a mudança do mercado de massa para o de nicho, onde os produtos do setor passam a ser associados à saúde, nutrição e bem-estar. Além disso, a programação vai capacitar os empresários a alinhar seus planos estratégicos às diretrizes constantes no planejamento da ABICAB para o período de 2011 a 2015.
Cada uma das empresas terá um programa de capacitação e consultoria personalizado para atingir seus objetivos. Entre as disciplinas, estão Inovação de processo e Produto no segmento de chocolates, balas e amendoim; Montagem de núcleo ou comitê de inovação; Inteligência competitiva; Tendências globais da alimentação; Fontes de financiamento públicas e privadas para inovação, Negociação de tecnologias e propriedade intelectual. Todo o processo de implantação das novas estratégias será acompanhado pelos profissionais da Pieracciani, que também farão o monitoramento e avaliação dos resultados.