Gaúcha líder no mercado de coberturas de chocolate comemora aniversário em busca de novos mercados e consumidores
Em agosto de 1982, surgia num pequeno espaço, em Porto Alegre, aquela que se tornaria uma das maiores fabricantes de chocolates do Brasil. Passadas quase três décadas, a Harald não só expandiu sua atuação para muito além do Rio Grande do Sul, como acumula os postos de líder no segmento de coberturas e segunda empresa de chocolates do mercado B2B.
Hoje são mais de 90 mil toneladas produzidas anualmente e faturamento de R$ 400 milhões – com previsão de chegar a R$ 1 bilhão a partir de 2015. Para se manter crescendo a uma taxa de 15% ao ano, a empresa se antecipa ao aniversário de 30 anos e lança uma campanha comemorativa para, segundo o diretor comercial Jacob Cremasco, “se aproximar do trade e, ao mesmo tempo, reforçar a posição de líder em seu segmento”. Batizada de “Como o chocolate mudou o meu mundo”, a ação irá distribuir, até o próximo dia 15 de fevereiro, três carros e 30 mil kg de chocolate, entre outros prêmios.
A promoção faz parte da estratégia da Harold de valorizar o autosserviço, com o objetivo de crescer no PDV e aumentar a distribuição de suas marcas nas gôndolas dos supermercados e atacados. Além da campanha, a Harald se aproxima do consumidor final promovendo anualmente cerca de 6 mil cursos de culinária, panificação e confeitaria para especialização do profissional artesanal e dos seus consumidores, como as donas de casa.
O horizonte de atuação da Harald no mercado internacional também vai ser ampliado nos próximos anos. “No âmbito das exportações, pretendemos reforçar nossa presença na América Latina e entrar no mercado europeu”, afirma Cremasco. Hoje a empresa exporta para mais de 30 países, entre Estados Unidos, México e alguns do Oriente Médio, e a venda no comércio exterior, que há três anos respondia por menos de 1% do faturamento, hoje atinge 4%.
O horizonte de atuação da Harald no mercado internacional também vai ser ampliado nos próximos anos. “No âmbito das exportações, pretendemos reforçar nossa presença na América Latina e entrar no mercado europeu”, afirma Cremasco. Hoje a empresa exporta para mais de 30 países, entre Estados Unidos, México e alguns do Oriente Médio, e a venda no comércio exterior, que há três anos respondia por menos de 1% do faturamento, hoje atinge 4%.