Grupo CRM estuda a possibilidade de iniciar as exportações de seus produtos por mercados emergentes
China e México são os próximos passos nos planos de expansão do Grupo CRM, responsável pelas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. “Estamos pensando em novos mercados. Primeiro intensificaremos as exportações para esses países, para que os produtos se tornem mais conhecidos e, em breve, devemos formar join-ventures com empresas locais”, afirma o presidente executivo do grupo, Celso Ricardo de Moraes.
Celso Moraes, presidente executivo do Grupo CRM |
A ideia de ampliar os mercados de atuação da empresa reflete os bons resultados conquistados, tanto que, no Brasil, a expectativa de faturamento para este ano é 15% superior ao registrado em 2010. Para 2012, Moraes espera um aumento ainda maior, de 20%.
Boa parte dessa expansão se deve ao impulso causado pelo lançamento da Brasil Cacau em 2009, que deve fechar este ano com 170 lojas no país. Focada na classe média, a marca ampliou o nicho do grupo, antes restrito apenas à classe A. “Com a Brasil Cacau, estamos formando novos consumidores”, diz Moraes.
Renata Mores Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, que comanda a marca, diz que a campanha de lançamento do chocolate Lajotinha, da Kopenhagen, foi outro motor do aquecimento, pois o retorno ficou 10% acima do esperado.
As vendas de Natal também devem aumentar 15%, impulsionadas pelo investimento de R$ 5 milhões na campanha de marketing para o período, na qual um cliente vai ser premiado com uma franquia da Kopenhagen. A meta é atrair 10 milhões de pessoas às lojas. Renata diz que a campanha foi fechada em agosto. “Descobrimos que há 3 mil pessoas interessadas em abrir uma franquia”, diz a executiva. “É um elo emocional bem forte com o cliente.”
A previsão é que para a campanha de Natal sejam fabricadas 940 toneladas de produtos, incluindo panetones e caixas de bombons. A rede conta com 283 lojas no Brasil, e o faturamento médio de cada loja é de R$ 70 mil por mês. Cerca de 25 novas unidades são abertas por ano.