Indústrias do setor de balas, chocolates e amendoins tiveram saldo positivo na ação promovida pela ABICAB, em parceria com a APEX, na maior feira alimentícia do mundo
A ANUGA 2011 recebeu mais de 155 mil visitantes de 180 países |
Nove empresas brasileiras do setor de chocolates, balas e amendoins levaram mais de 40 lançamentos para a maior feira alimentícia do mundo, a ANUGA 2011, em Colônia, na Alemanha, que aconteceu de 8 a 12 de outubro. Otimistas com o saldo positivo da ação promovida pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, com apoio da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - os empresários presentes no evento ficaram satisfeitos com os resultados e pretendem repetir a empreitada na edição de 2013.
Aladim, Bauducco, Docile, Embaré, Garoto, Harald, Itamaraty, Montevérgine e Riclan mostraram a alta qualidade e inovação de seus produtos para compradores potenciais de vários países, gerando, durante o evento, negociações da ordem de US$ 600 mil. Ao todo, foram realizados 514 contatos comerciais e a expectativa de negócios para os próximos 12 meses é de US$ 4,6 milhões.
Segundo Solange Isidoro, vice-presidente de exportação da ABICAB, por ser a maior feira de alimentos do mundo, o evento é de grande importância para o posicionamento da indústria brasileira. “Durante os cinco dias da feira, passaram por lá mais de 6.500 empresas compradoras de 100 países e 3.500 empresas expositoras. Por isso, o evento é uma grande oportunidade para o Brasil estar junto aos principais players mundiais.”
Para a Docile, o retorno foi muito positivo. “Fomos para a ANUGA com o objetivo de abrir mercados na África e Oriente Médio e conseguimos fazer diversos contatos com importadores dessas regiões. Além disso, a feira é uma ótima oportunidade para nos reunirmos com clientes atuais e estabelecer os planos e ações para 2012”, declara Bruna Fell Lautert, coordenadora de exportação da Docile.
“A ANUGA diferencia-se das demais feiras que participamos pela variedade de países e principalmente pela qualidade dos visitantes. É nítida a mudança do perfil dos clientes que atendemos, pois temos a oportunidade de buscar compradores potenciais provenientes de outros ramos que não somente confectionery. Saímos do evento muito satisfeitos e com abertura de bons e novos negócios na Ásia, África e Europa”, ressalta Ricardo Vieira Machado Rocha, gerente de exportação da Chocolates Garoto.
Rafael do Prado Ribeiro, gestor de exportação da ABICAB, diz que 100% das empresas associadas à ABICAB aprovaram a ação e participarão da próxima edição em 2013. “A ANUGA é uma importante feira para abertura de mercados que não são contemplados por outras ações promovidas pela ABICAB, além de ser uma grande oportunidade para intensificarmos a divulgação do setor de balas e chocolates brasileiros para vários países”, complementa Ribeiro.
Neste ano, um dos pontos altos da participação do Brasil foi a apresentação do workshop que abordou oportunidades e negócios no setor de confectionery, carnes e vinhos, realizada pela ABICAB em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne - ABIEC -, Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN – e o Ministério das Relações Exteriores. Ao final da apresentação, compradores e formadores de opinião puderam degustar chocolates harmonizados com vinhos e espumantes brasileiros.
Novidades apresentadas na feira
Com novas embalagens e sabores diferentes de gomas de mascar a chocolates gourmet, as indústrias impactaram positivamente os compradores internacionais e mostraram o que há de melhor na produção brasileira
A Aladim Alimentos apresentou os refrescos em pó com 10 sabores; balas PrimeCandy flow pack, nos sabores abacaxi com hortelã e banana com canela, e a nova linha de produtos Toys Candies.
Entre as novidades, a Docile levou para a Anuga 2011 a linha Doci Gummies - balas de gelatina,
toda a linha Minty com nova identidade visual e três novos sabores: cereja, menta fresh e fruit; a goma de mascar Cléx, com nova versão para consumo individual em embalagem flow pack, e, por fim, a família dos chicletes de bola Zoah!, em formato de bolinha sabor tutti-frutti.
Além dos produtos que já disponibiliza no mercado, como biscoitos recheados Look, Cream Cracker, Rosquinhas, Milano, Cookies, cappuccinos, cafés e chocolates, a Itamaraty expôs as novas embalagens dos wafers “Sabor em Dobro”.
A Montevérgine, por sua vez, entrou na categoria de biscoitos de wafer, com a fabricação própria da marca Tub-In: wafer tipo tubinho com recheio nos sabores avelã, chocolate, trufas e leite e Tub-In mini, que traz um apelo infantil, com recheio nos sabores brigadeiro, beijinho e morango. Todos com embalagens de 54g para o varejo e embalagens especiais para sorveteiros e feirantes.
Já a Riclan, além dos produtos tradicionais, apresentou uma linha de gomas de mascar, elaborada com aromas diferenciados, caramelos de leite My Toffee, com diversos recheios, e ainda um grande sortimento de sabores dos drops Freegells, principal marca da companhia.
Já a Harald apresentou novos produtos, como o chocolate Melken Diet, além da linha gourmet Melken Unique, com os sabores Melken Unique Bahia e Melken Unique Amazônia. Além disso, levou para a feira a nova linha de soluções e ferramentas Melken Modecor.