Empresas do setor de chocolate, amendoim e balas vão para Dubai expor a qualidade e inovação de seus produtos na maior feira de alimentos do Oriente Médio
Mais de 40 lançamentos foram apresentados pelas indústrias brasileiras durante o evento |
Pela terceira vez consecutiva, empresas brasileiras participam da Gulfood - principal feira de alimentos do Oriente Médio - e levam mais de 40 lançamentos para o evento que acontece de 19 a 24 de fevereiro de 2012 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Promovida pela ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - a ação contará com a participação de sete empresas que fazem parte do Projeto ABICAB/Apex: Docile, Dori, Embaré, Garoto, Itamaraty, Mavalerio e Riclan.
“A Gulfood reúne compradores potenciais de países que fazem parte das estratégias de exportação das empresas integrantes da Sweet Brasil, que é a marca de promoção de exportação da ABICAB, além de atrair mais de 62 mil visitantes de cerca de 150 países. Para 2012, nossa meta é ampliar e otimizar os negócios do Brasil com este mercado emergente”, declara Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB.
Na edição de 2011, oito empresas brasileiras apresentaram uma performance muito positiva (Boavistense, Docile, Dori, Embaré, Garoto, Jazam, Peccin e Riclan) e geraram 769 contatos com importadores potenciais, 24% a mais que a edição de 2010. Em termos de valores, foi gerado cerca de US$ 1,3 milhão - 116% superior a 2010 - e uma expectativa de negócios na ordem de US$ 8 milhões - 95% superior ao ano anterior.
Para 2012, a ABICAB espera que os resultados sejam ainda maiores que 2011, uma vez que as expectativas de vendas geradas este ano vêm se confirmando com o expressivo crescimento das exportações para o mercado árabe.
Exportações para o Oriente Médio:
Segundo Rafael do Prado Ribeiro, gestor de Exportação da ABICAB, a região tem se consolidado como um importante destino para as vendas brasileiras de chocolates, balas e amendoins. Em 2010, as exportações cresceram 9% sobre o ano anterior e, em 2011, de janeiro a outubro, já cresceram 25%, totalizando mais de US$ 9,5 milhões. Com isso em vista, além da presença na Gulfood, a ABICAB participará, em parceria com a Apex-Brasil, de uma missão comercial para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, onde as empresas realizarão visitas técnicas e farão parte das rodadas de negócios em Riad e Dubai. “A missão terminará dois dias antes da Gulfood, tempo para as empresas prepararem os estandes e iniciarem a feira para promoção de seus produtos naquele mercado”, finaliza Prado Ribeiro.