Sonho de Valsa conquista as mídias sociais

Marca desponta na rede com campanhas e promoções para os internautas

Sonho de Valsa: 376 mil
fãs no Facebook
Investindo desde 2010 na comunicação em plataformas online e em redes sociais, o tradicional bombom Sonho de Valsa, marca pertencente à Kraft Foods- que tem como mote publicitário o tema amor -, vem mostrando que a mistura entre interatividade no ciberespaço, compartilhamento de conteúdo e romantismo funciona muito bem. Pelo menos no que tange ao marketing, ao contato com o consumidor e ao fortalecimento da marca nas redes sociais: em menos de um ano, a Fan Page do chocolate no Facebookalcançou mais de 376 mil fãs.

Esse crescimento é visível desde o ano passado, quando foi criado o sonho.com.vc, um portal que chamava os consumidores para falar sobre qualquer assunto ligado ao tema romance. Em pouco mais de um ano, o site passou de 4 mil visitas em maio de 2010 para 265 mil em junho deste ano.

A partir de então, começaram as incursões nas redes sociais, com o lançamento do aplicativo “Oráculo do Amor”, disponível para iPhone e Facebook, que fazia previsões românticas para os seguidores da Fan Page da marca, e o app “Meu Sonho”, especial para o Facebook. Através da ferramenta, quase 60 mil fãs já compartilharam seus sonhos na página. Basta contar sua história de amor e, no final, o aplicativo cria uma intervenção na logomarca do bombom, com o nome do internauta no logotipo, no lugar da palavra “valsa”.

Com o lançamento deste aplicativo, a Fan Page da marca mostrou-se um sucesso, passando de 700 seguidores em abril para mais de 55 mil em agosto, um crescimento de quase 8.200%.

Atualmente, está no ar a ação de crowdsourcing “Meu Amor é Assim. E o seu?”, também para os seguidores da Fan Page no Facebook. “Todos os dias lançamos uma pergunta aos fãs, pedindo que compartilhem algum momento especial do seu romance. As melhores histórias são transformadas em cartoonsdiários que também viram conteúdo para a página. Em um mês de ação, foram mais de 2,7 mil participações”, conta André Britto, Brand Manager de Sonho de Valsa.

Mesmo com a presença nas redes sociais já consolidada, o bombom pretende estender ainda mais sua participação em outros sites, além do Facebook e Twitter. Isso porque a marca precisa acompanhar o seu público alvo – mulheres entre 18 e 24 anos -, que rapidamente se expande para outros canais na rede, como o Tumblr.

 Aplicativo "Meu Sonho", criado para o Facebook
 “Por esse motivo, os cards românticos que publicamos toda semana têm muito da linguagem das imagens compartilhadas no Tumblr, a rede social que mais cresce no mundo, principalmente entre jovens”, explica Chico Baldini, VP de Criação e Sócio da W3haus, agência responsável pela criação e atualização da campanha online. “Devemos continuar intensificando o ritmo de novidades nas redes nos próximos meses. Sonho de Valsa está entre as marcas que mais engajam no país, e não pretende sair desse ranking.”