Amendoim une produtores e industriais

Alimento se consolida cada vez mais como a nova riqueza nacional
e impressiona pelos seus benefícios

O Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção nacional de amendoim e Ribeirão Preto foi a cidade escolhida para receber a palestra “Amendoim – Nova Riqueza Nacional”, ministrada pela nutricionista, fitoterapeuta e assessora técnica da ABICAB, Vanderlí Marchiori.

Micheloni Jr.,  VP de Amendoim da ABICAB
Realizado em 12 de dezembro no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o evento contou com mais de  250 pessoas, entre cardiologistas, neurologistas, nutrólogos, secretários de Educação e de Saúde, além de empresários e produtores que plantam amendoim em todo o interior do Estado. A realização foi da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), em parceria com a Coplana - Cooperativa Agroindustrial e Santa Helena Indústria de Alimentos.

“A realização deste evento foi uma conquista para a ABICAB. Poder mostrar para os produtores da região a importância do alimento que eles produzem, os benefícios que traz a quem consome e todos os esforços que estamos fazendo para torná-lo uma nova riqueza nacional é fundamental para continuarmos traçando um caminho de sucesso,” destaca o VP de Amendoim da ABICAB, Arnaldo Micheloni Jr.

Vanderlí durante palestra sobre amendoim
Nos últimos anos, o consumo de amendoim no Brasil se diversificou. Na indústria alimentícia, é usado em biscoitos, doces em barras, sorvetes e snacks, e nos buffets dá sabor a brigadeiros de grife. Como lanche rápido, acompanha o brasileiro em estádios, shows, reuniões e vôos nacionais. Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela ABICAB, revela que 66% da população brasileira tem o hábito de consumir amendoim. 

“A pesquisa do Ibope só confirma o que estamos divulgando, que o amendoim é um ótimo aliado para a nutrição e a saúde humana, sendo considerado um alimento funcional, com muitos benefícios, é produzido no País e tem um valor acessível”, completa Vanderlí Marchiori.

Com o consumo se consolidando cada vez mais, a ciência comprova outras características que vão além da praticidade e do sabor. Entre os diversos estudos no Brasil e no exterior nos últimos anos, a pesquisa da Dra. Vanderli Marchiori se destaca por acabar com o mito do amendoim como alimento que engorda. Isso porque,  quando consumido na quantidade certa (recomendam-se 30g por dia) e em lanches intermediários, o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas – o que inibe a ingestão de lanches mais calóricos. Ou seja, não só não engorda, como ajuda no processo de reeducação alimentar.