Aquisição de sucesso

Há dez anos, Nestlé e Garoto compartilham experiências e competências para alcançarem juntas
 qualidade e liderança do mercado nacional de chocolates

Nos últimos três anos, foram investidos R$ 250
milhões em melhorias estruturais da Garoto

Em março de 2002, a multinacional suíça Nestlé anunciava a aquisição de uma das principais marcas de chocolate do Brasil, a Garoto. Começava aí uma história repleta de sucessos – ainda mais significativos do que os alcançados individualmente por cada empresa antes da parceria. Uma trajetória marcada por um fundamental plano de complementação e reaproveitamento das características positivas das duas gestões.

Respeitando a força da marca, a penetração no mercado nacional, a qualidade das instalações e produtos e a boa reputação que a Garoto tinha junto ao consumidor, a Nestlé implantou na gestão da marca um modelo empresarial que vinha mostrando bons resultados. Dentre as mudanças destacam-se a criação do Sistema de Qualidade Garoto (GQS), que padronizou os processos da empresa em relação às demais fábricas da Nestlé ao redor do mundo, a criação de mais de 90 novos produtos sob a marca Garoto e a forte e constante exposição da marca na mídia. Além do investimento, entre 2008 e 2011, de R$ 250 milhões em melhorias estruturais na empresa.

Hoje, a Garoto já exporta
seus produtos para 60 países

O resultado foi uma década de crescimento ininterrupto. Em 2010, a receita líquida chegou a R$ 1,17 bilhão, 4,4% superior à do ano anterior e, em 2011, a Garoto se equiparou à própria Nestlé em volume de vendas. O incremento das exportações também salta aos olhos. Se em 2002 a Garoto vendia para cerca de 40 países, hoje são mais de 60. 

E as melhorias também foram verificadas do outro lado. Em 2004 a Nestlé passou a adotar o sistema de distribuição que ajudou a Garoto a se tornar uma das marcas com maior penetração no país. Conhecido como broker, ele se caracteriza pela segmentação da distribuição dos produtos em determinadas regiões geográficas. Desse modo, o distribuidor contratado atua como agente de vendas para um seleto grupo específico de clientes (pequeno varejo) , responsabilizando-se pela venda e pelo merchandising dos produtos.


Em dez anos de parceria com a Nestlé,
Garoto já lançou 90  produtos



 O VP de Chocolates da ABICAB, Ubiracy Fonseca, explica que isso possibilita à marca a garantia de que os pontos de venda ofereçam um mix de produtos adequado à demanda, e contribui muito com a distribuição numérica, além da redução do preço final da mercadoria graças à diminuição de custos na cadeia de abastecimento. “Para o distribuidor o sistema também é vantajoso, já que dispensa a necessidade de um investimento alto em capital de giro, pois o estoque a ser trabalhado pertence à industria e com isso, trabalha-se com o mix completo da mesma”, explica.

É graças ao broker e a todo o processo de sinergia entre as duas empresas, que sempre souberam aproveitar suas peculiaridades e experiências, que Nestlé e Garoto encabeçam, juntas, o ranking das marcas que mais vendem chocolate no país, dentro de uma categoria de mercado que movimenta cerca de R$ 6 bilhões ao ano.