ABICAB reposiciona sua marca de exportação



Instituição lança novo conceito de comunicação visual da Sweet Brasil na ISM 2012,
maior feira de confeitaria do mundo, na Alemanha           
Nova campanha visual é fruto de um ano de pesquisas e estudos de branding sobre a imagem dos produtos brasileiros no mercado internacional
Com o objetivo de ampliar os negócios no exterior e reposicionar sua marca de exportação, a ABICAB, em parceria com a Apex-Brasil - Agência Nacional de Promoção de Exportação e Investimentos – lançou a nova campanha visual da Sweet Brasil na ISM (International Susswaren Messe), que foi realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, em Colônia, na Alemanha.

“A nova comunicação visual da Sweet Brasil reflete os valores dos nossos produtos que queremos transmitir ao mercado externo: inovação, brasilidade, modernidade de nossas indústrias de confeitaria e, também, o perfil do brasileiro que faz tudo com emoção e carinho”, explica a vice-presidente de exportação da ABICAB, Solange Isidoro, enfatizando a nova assinatura da Sweet Brasil: “Made from the Heart. “Para isso, nada mais estratégico do que divulgar a campanha na maior feira do setor”, complementa Isidoro.

Após um ano de pesquisas e realização de estudo de branding sobre a imagem dos produtos brasileiros no mercado internacional, a ABICAB identificou a necessidade de reposicionar a marca Sweet Brasil, baseada nos pilares qualidade, inovação, brasilidade e tecnologia de ponta.

Criada em 1998, em parceria com a Apex-Brasil, a marca Sweet Brasil tem como objetivo principal impulsionar os produtos brasileiros de confeitaria através de ações de promoção e inteligência comercial.  Com a nova identidade visual, a ABICAB inicia a segunda fase de sua estratégia global para ampliar ainda mais os negócios no exterior. 

 
A nova campanha comemora a sólida posição do País como terceiro maior produtor de confeitos no mundo, realizando negócios com 145 países e US$ 336 milhões de vendas em 2011, um crescimento de 10,6% em relação ao ano de 2010. Entre 2009 e 2011, a indústria brasileira de confeitaria investiu US$ 400 milhões em inovação de seus produtos, projetos de modernização, abertura de novas plantas industriais e de linhas de produção e melhorias do processo industrial.

“Somos uma indústria em condições de competir em mercados maduros, como mostra nossa presença nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coréia do Sul, entre outros. Por isso, uma de nossas principais metas em 2012 é focar nosso trabalho no novo reposicionamento da imagem dos produtos brasileiros no mundo”, comenta Rafael do Prado Ribeiro, Gestor de Exportação da ABICAB.

Ribeiro lembra que, com a nova identidade visual, o próximo passo da Associação é transformar o Sweet Brasil em um selo de qualidade. “A nova marca foi lançada com sucesso, mas nem todos poderão utilizá-la devido ao fato dela também ser um selo de qualidade, as empresas que forem selecionadas a utilizar o selo Sweet Brasil atenderão a critérios estabelecidos pela ABICAB em parceria com uma consultoria contratada, e isso, as atestarão aptas a vender para qualquer mercado maduro do mundo”, explica.