Lacta completa 100 anos e lança campanha multimídia

Ações online e promoções comemoram o centenário da marca ao longo de 2012
Letreiro luminoso na Rua 15 de Novembro, em São Paulo, nos anos 1920
Durante a última edição do Salão de Páscoa, realizado dia 7 de fevereiro, em São Paulo, a Lacta anunciou o lançamento de um ovo especial, unindo cinco dos sabores mais conhecidos da marca: Laka, Diamante Negro, Sonho de Valsa, Chocolate ao Leite e Bis. Inspirado nas matrioshkas – as tradicionais bonecas russas encaixadas uma dentro da outra – o produto terá meio quilo e estrutura em camadas. O ovo todo cheio de referências faz parte das comemorações pelos 100 anos de fundação da Lacta no Brasil. 
Cena do filme que celebra, na televisão,
o centenário da marca
 Na televisão, um comercial embalado pela música Don’t Stop Me Now, do Queen (cuja letra fala de momentos felizes e intensos), convida o consumidor a celebrar a vida. Em Recife, uma parceria com o bloco Galo da Madrugada promoveu a distribuição de dois mil tabletes de chocolate durante o Carnaval. E até o final do ano estão previstas campanhas de mídia, promoções, lançamentos especiais e presença online da marca, que já soma mais de 500 mil fãs no Facebook. Para isso, segundo reportagem do Portal Portal Exame, a Kraft investirá 45% a mais em marketing em 2012.
Fundada em dia 21 de janeiro de 1912 pelo cônsul suíço Achilles Izella, a Lacta tem uma história marcada pelo pioneirismo: em 1932, lançou o primeiro chocolate crocante do Brasil (relançado oito anos depois com o nome Diamante Negro, em homenagem a Leônidas da Silva, artilheiro da Copa de 1939); duas décadas depois, Ouro Branco, o primeiro bombom branco do país; e, em 1989, a Lacta tornou-se a primeira fabricante brasileira a colocar sua marca em ovos de Páscoa, com Diamante Negro e Laka.
Diamante Negro, o primeiro chocolate
crocante do Brasil, lançado em 1932
A aquisição pela Kraft Foods, em 1996, deu continuidade à trajetória de sucesso. No ano 2000, a Lacta bateu um recorde na Páscoa e, segundo a empresa, desde então lidera o mercado com 32,1% de participação (número que só cresceu na última década). Há 15 anos, de acordo com dados da marca,  encabeça as vendas dessa época do ano (só em 2011, foram produzidos cerca de 25 milhões de ovos). Para se ter uma ideia, quatro das dez marcas mais vendidas durante a Páscoa fazem parte do grupo, sendo a linha Sonho de Valsa a campeã de vendas no país, com 8,3% de participação em volume em 2010.
Para o presidente da Kraft Foods para Mercados Emergentes, Sanjay Khosla, a inauguração de uma fábrica de 25 mil metros quadrados, em Pernambuco, em maio do ano passado, prova de que a Kraft pretende manter a liderança no Brasil, considerado um dos um dos 10 mercados-foco dos negócios da multinacional americana. “Temos feito grandes investimentos no país e os resultados mostram um crescimento orgânico das receitas líquidas em torno de 16%”, conclui Khosla.