Setor de Exportação apresenta crescimento de 11% em valores negociados

Balanço divulgado registrou US$ 335,8 milhões em vendas no último ano


Setor de Exportação apresentou alta em valores negociados em todos os produtos comercializados


Terceiro maior produtor de chocolates, balas e confeitos do mundo, com compradores em 146 países nos cinco continentes, o Brasil registrou crescimento em suas exportações de 11% em valores negociados, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). Em volume foram vendidos para o exterior 128 mil toneladas de produtos.

Dos US$ 335,8 milhões em vendas concretizadas no último ano, o principal desempenho foi do setor de Balas: US$ 186,8 milhões, desempenho 9% superior ao de 2010. A área de Chocolate gerou negócios de US$ 139,7 milhões, o que representa crescimento de 10%, e Amendoim vendeu US$ 9,1 milhões, aumento de 75% em relação aos valores negociados em 2010.

Segundo a instituição, estes números se devem não somente pelo aumento do preço médio, como também pela incorporação de linhas de maior valor agregado na pauta de exportação.

Em relação ao volume exportado, o desempenho do setor de Amendoim foi positivo, com incremento de 64% em relação ao ano anterior, registrando 4,5 mil toneladas vendidas. Já o segmento de Chocolate manteve o mesmo patamar, com 33,4 mil toneladas negociadas. Somente Balas teve queda de 9%, com vendas de 90 mil toneladas.

Quanto aos destinos, a América Latina continua sendo o mercado mais importante para o setor – é responsável por 50% das compras dos produtos brasileiros, o que evidencia a força do Mercosul para o comércio do País.

“De maneira geral as exportações se mantiveram estáveis e isso é bom, considerando o cenário de crise que acompanhamos na Europa e Estados Unidos”, declara Solange Isidoro, vice-presidente do setor de Exportação da ABICAB. “Acreditamos que os investimentos das indústrias e da ABICAB, em parceria com a Apex-Brasil, em ações para expandir as vendas no exterior geraram bons resultados. Agora, nossa meta para 2012 é fortalecer vendas nos nossos mercados por meio de ações de inteligência e promoção comercial e intensificar a presença das empresas brasileiras nas principais feiras internacionais”, complementa.

“O momento agora é de aumentarmos a participação em mercados que já atuamos, trabalharmos melhor o posicionamento das marcas brasileiras e ganharmos mais expressividade nas Américas, África e Oriente Médio. Por ser o terceiro produtor mundial de confeitaria, o Brasil deve dominar os mercados vizinhos”, explica Rafael do Prado Ribeiro, gerente de Exportação da ABICAB.

Principais ações em 2011

Em 2011, a ABICAB, em parceria com a Apex-Brasil, realizou uma série de ações estratégicas para alavancar o comércio das indústrias brasileiras no exterior.  Um dos destaques foi a forte presença brasileira nas principais feiras internacionais do setor como Sweets & Snacks em Chicago (EUA), Gulfood em Dubai, ISM em Colônia (Alemanha), entre outras. Além disso, implementou estudos de mercado nos Estados Unidos e na América Latina desenvolvido pela área de inteligência  comercial.

Outro destaque foi o lançamento da nova identidade visual da marca Sweet Brasil – criada em 1998 para promover os produtos brasileiros no exterior –, fruto de um ano de trabalho de branding, promovido pela ABICAB, para reposicionar e intensificar a imagem da indústria brasileira no mercado internacional.