Fabricantes de chocolate apostam em marcas licenciadas para alavancar venda de ovos


Com crescimento anual de 10%, este tipo de produto já faz parte da estratégia de empresas de diferentes segmentos
Ovo de 300 g da Kopenhagen vem recheado de pastilhas e
traz um brinde para ser ligado ao iPod


O que o cantor Justin Bieber, o Clube de Regatas do Flamengo e os Smurfs têm em comum? Todos eles serão temas de ovos de chocolate na Páscoa deste ano.  Segundo dados da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), os produtos licenciados crescem a uma taxa de 10% ao ano e já fazem parte da estratégia inclusive de empresas produtoras de chocolate artesanal.
É o caso da Kopenhagen, que há três anos vem apostando na parceria com a Disney em seus produtos da linha Mickey Vintage.  O ovo ao leite, de 300 g, vem recheado com pastilhas dragê e acompanhado por um speaker, que pode ser ligado ao iPod e outros aparelhos com tecnologia MP3 para reprodução de música.
Para a Garoto, as marcas licenciadas já representam 17,5% do portfólio. Este ano a empresa terá sete licenciamentos: Pucca, Jolie, Smurfs, Avengers, Transformers, Crepúsculo e Smilinguido. “Trata-se de uma ferramenta importante para impulsionar vendas e ampliar a visibilidade da empresa no mercado. A Chocolates Garoto tem sua maior força nas marcas pilares Talento, Serenata e Baton, mas também buscou personagens que agradam crianças e adolescentes para incrementar seu portfólio de produtos”, explica André Barros, Gerente Executivo de Marketing da Chocolates Garoto.
De fato, trata-se de um recurso eficiente para aumentar o faturamento. “Um produto licenciado adquire valor agregado em torno de 5% a 15%, dependendo do grau de conhecimento que tem junto ao consumidor. Personagens infantis, celebridades, esportistas, heróis de cinema e quadrinhos com certeza são os mais procurados”, atesta Sebastião Bonfá, presidente da Abral.
Não à toa, a Nestlé investiu em praticamente todas essas categorias e, dos 50 tipos de ovos que disponibilizará este ano, 11 são licenciados, sendo quatro novidades: Justin Bieber, Piratas do Caribe, Phineas e Ferb, e Nestlé Surpresa Ariel. “Oferecemos um mix de produtos que atendam aos mais variados perfis de consumidor, respeitando seu poder aquisitivo, idade e paladar”, afirma Ricardo Bassani, gerente de Marketing de chocolates da Nestlé.
Futebol, música e desenho animado são apostas das
marcas para impulsionar vendas de ovos na Páscoa

Já a argentina Arcor aposta em uma paixão nacional para alavancar as vendas em até 20%. Sua linha de times inclui ovos de 230g dos clubes Internacional, Grêmio, Santos, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo, e ainda o Ovo de Páscoa Fanáticos do Futebol, em forma de camisa do Corinthians e do São Paulo.
Cacau Show e Village, por sua vez, escolheram temas de forte apelo infantil. A primeira terá ovos temáticos de Muppets e Alvin e os Esquilos 3, enquanto a segunda trabalhará com os licenciados Scooby-Doo, Patati Patatá e Galinha Pintadinha. A expectativa da Village é que, juntas, as três marcas representem 35% do total da produção.