Varejo comemora vendas de Páscoa


Associações de supermercados anunciam crescimento em torno de 9%
na comercialização de chocolate no período


Para a Associação Gaúcha de Supermecados (Agas), a Páscoa assumiu
definitivamente o posto de melhor data comemorativa em vendas para o setor
 A Páscoa foi doce para as redes de supermercados de todo o Brasil, em 2012. A data gerou bons negócios e contribuiu no aumento de vendas na ordem de 9%, em relação ao mesmo mês no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Os resultados nos estados brasileiros ficaram em linha com este crescimento. Em São Paulo, por exemplo, o varejo vendeu 8,0% a mais que em 2011. Segundo Martinho Paiva Moreira, diretor de economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a alta da demanda e do poder de compra do consumidor, principalmente da classe C, são os grandes motivos do aquecimento do setor. “Até pouco tempo, estes consumidores não tinham acesso a itens como ovos de Páscoa”.

Os supermercados gaúchos registraram um fato inédito. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Páscoa superou as festas de fim de ano e assumiu definitivamente o posto de melhor data comemorativa em vendas para o setor. Só o segmento de chocolates cresceu  9%  em  comparação com o mesmo período do ano passado. “A Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os da categoria premium, especiais e trufados” explica Antônio Cesar Longo, presidente da entidade. Segundo o dirigente, 52% dos ovos de chocolate comercializados foram para os adultos, ante 48% de ovos infantis. No total foram vendidos 9 milhões de produtos.
Já no Paraná, os autosserviços apresentaram crescimento de 11%, na venda do produto. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Pedro Joanir Zonta, o pleno emprego, mais massa salarial, crédito mais barato e maiores salários foram os fatores que contribuíram.  

Imagem: Divulgação APAS