Fórmula Indy: até US$ 43 mi em negócios futuros


Realizado em parceira com a Apex-Brasil, projeto trouxe compradores internacionais para negociar diretamente com indústrias brasileiras
 
O Projeto Fórmula Indy – Trade Meeting Experience, realizado entre 26 e 29 de abril durante a etapa paulista do mundial da categoria, pode gerar US$ 43 milhões em negócios nos próximos 12 meses para as associadas da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – participantes. A ação foi realizada pela Sweet Brasil, marca de promoção de exportação da ABICAB em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Na sexta-feira (27/4), a rodada de negócios promovida em conjunto com a ANIB (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos) e a ABBA (Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos) reuniu 24 compradores de 17 países com 23 indústrias nacionais, entre elas Agtal, Aladim, Chocolates Garoto, Docile, Embaré, Montevérgine, Pietrobon e Riclan. A expectativa é que tenham sido gerados US$ 3 milhões em negócios para os associados da ABICAB.

Já no fim de semana (28 e 29/4), foi realizada a ação individual da ABICAB no camarote da Apex-Brasil no circuito do Anhembi. Chocolates Garoto, Docile, Hershey's, Motevérgine, Pietrobon, Riclan e Toffano convidaram contatos de 14 países para assistirem à etapa brasileira do Mundial de Fórmula Indy em um espaço exclusivo. As participantes estimam que o resultado seja de até US$ 40 milhões em negócios nos próximos 12 meses.

“Este tipo de evento sempre traz bons resultados, pois reúne contatos comerciais em um ambiente informal, com maior possibilidade de criar laços duradouros. Além de fecharmos muitos negócios durante o projeto, ele costuma ser o início de relação entre empresas para parcerias de longa data”, afirmou Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB.

Frederico Silva, gestor de projetos da Apex-Brasil, segue a mesma linha de raciocínio ao analisar a estrutura do camarote, um espaço com dois andares, muito conforto e visão privilegiada para a reta principal do circuito. “Nossa intenção foi promover um ótimo ambiente de negócios. O comprador não vai se esquecer do Brasil e daquele empresário que esteve com ele. ”

Outro ponto muito elogiado da ação foi a parceria inédita entre ABICAB, ANIB e ABBA. “Essa união agrega valor ao projeto. Ele ganha mais força e representatividade, porque uma associação complementa a outra”, analisa João Ricardo Alterio, coordenador de Exportações da Montevérgine.

Para os compradores estrangeiros, os destaques foram o tratamento dispensado pelos brasileiros e a oportunidade de fazer negócios e acompanhar um grande evento em São Paulo. “As associações trouxeram compradores não apenas para uma missão de negócios, mas também para eventos de relacionamento. Muito pode ser alcançado e todos foram muito receptivos”, diz Nigel Mohammed, da Trinusa International, de Trinidad e Tobago.