Ivan Fábio Zurita deixa a presidência da Nestlé Brasil


Executivo passa o cargo para Juan Carlos Morroquin Cuesta e assume Conselho Consultivo

Depois de 11 anos, o presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Fábio Zurita, deixa o cargo diretivo e assume a Presidência do Conselho Consultivo da empresa. A mudança faz parte do plano de sucessão estabelecido pela multinacional a partir da decisão do próprio Zurita, que em julho passará o comando da companhia a Juan Carlos Morroquin Cuesta, hoje presidente da Nestlé no México.

Zurita ingressou na empresa aos 17 anos, como estagiário de pesquisa de mercado. Trabalhou para a companhia em países como Chile, Suíça e México, onde também foi presidente, antes de assumir o cargo no Brasil, em 2001. Desde então, a Nestlé Brasil obteve importantes resultados. Entre eles destacam-se a inauguração de oito fábricas, expansão da oferta de produtos e a criação de novos canais de distribuição destinados às classes C, D e E, área que em 2011 registrou crescimento de 25%.

Sob o comando de Zurita, a empresa iniciou novos modelos de negócios, com destaque para o processo de regionalização, atingindo a marca de presença em 99% dos lares brasileiros, segundo o instituto Kantar WorldPanel. Durante a gestão, a Nestlé Brasil quadriplicou suas vendas, passando de R$ 4,8 bilhões em 2001 para R$ 20,5 bilhões em 2011. Com os resultados positivos no período, a empresa pulou da sétima para a segunda maior operação da companhia no mundo em faturamento.

O novo presidente, Juan Carlos Marroquin Cuesta, entrou para a multinacional de alimentos em 1985 e trabalhou em diversos países até ser nomeado presidente da Nestlé Venezuela em 2001. Seis anos depois, assumiu a presidência da empresa no México, cargo que está deixando para presidir a Nestlé Brasil.