Ital comemora 47 anos de atividade



O Cereal Chocotec, iniciativa conjunta do Ital e da Abicab desenvolvida desde 1995, é um pilar para a capacitação dos fabricantes brasileiros de candies e chocolates


Diretor do Ital, Luis Madi
Em 30 de agosto último, o Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital) comemorou o aniversário de 47 anos de atividades orientadas para o desenvolvimento da pesquisa, inovação, assistência tecnológica e difusão de conhecimento na área de alimentos.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São  Paulo, João Sampaio, e o Diretor do Ital, Luis Madi. Juntos inauguraram as novas instalações de Plantas Piloto e Laboratórios do Cereal Chocotec - Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate e do Tecnolat - Centro de Tecnologia de Laticínios.

Durante o evento também ocorreu o lançamento oficial da  Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital. Trata-se de uma extensão do projeto Brasil Food Trends 2020, que irá reunir um grupo especial de pesquisadores e representantes das unidades do Ital para desenvolver projetos de inovação de produtos e processos em  todas as áreas do setor alimentício.

Ana Lucia Fadini, Diretora Técnica do Cereal Chocotec, destaca a grande importância da união entre o Ital e instituições como a Abicab.  Ela recorda que, em 1995, graças à iniciativa da entidade por meio de seu Presidente, Getulio Ursulino Netto, foi desenvolvido o Chocotec, um centro de tecnologia e pesquisas destinado a dar apoio ao setor brasileiro de confectionery. Em 1997, a unidade passou a se chamar Cereal Chocotec, por englobar também os setores de produtos de cereais e panificação. “A parceria com a Abicab é sólida e contribui muito para o nosso crescimento”, afirma Ana Lucia Fadini.  

O Cereal Chocotec divide suas ações em três grandes blocos: pesquisa e desenvolvimento, assistência tecnológica e transferência de conhecimento. A Diretora Técnica afirma que a parceria entre o Cereal Chocotec e a Abicab gerou importantes resultados. Um exemplo é o projeto, apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação (Apex-Brasil), que consistiu na adequação tecnológica de 13 empresas de pequeno porte, que se capacitaram para exportar sua produção. Atualmente, vêm sendo delineados projetos que visam agregar nutrição e saúde aos produtos em questão.



Luis Madi (Ital), Getulio Ursulino Netto (Abicab), Carlos Correa (Apas), João Sampaio,
Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,  Demétrio Vilagra -
Vice Prefeito de Campinas, Orlando Melo de Castro - Coordenador da Agencia
Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e Eduardo Weisberg (Abis)
Informações adicionais: